RB da Ilha Graciosa

1.ª edição do Festival das Reservas da Biosfera Portuguesas na Ilha Graciosa

RB da Ilha Graciosa 1 de Dezembro, 2023

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, em colaboração com o Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera da Ilha Graciosa, organizou o 1.º Festival das Reservas da Biosfera Portuguesas entre os dias 21 de abril e 8 de maio.

O festival apresentou um diversificado programa que contou com mais de 2500 participantes nas 70 ações/atividades realizadas, com o objetivo principal de, através de uma linguagem mais informal, transmitir à população os valores das Reservas da Biosfera, nomeadamente a promoção da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.


 


A sessão oficial de abertura, presidida pelo Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, e que decorreu no Picadeiro António Maria da Cunha, fortaleceu a identidade singular deste território através de trocas de conhecimentos e experiências e muita animação, proporcionadas por palestras, ateliês, exposições de artesanato, degustação de produtos locais e momentos musicais. Sem esquecer o contributo das empresas da Marca Biosfera Açores e os artesãos locais, que se fizeram representar de forma excecional e significativa.


 


Ao longo dos dias seguintes, foram dinamizadas diversas atividades de envolvimento entre o homem e a natureza, onde se destaca a descoberta das tradições da ilha, a visita à Fábrica das Queijadas da Graciosa, inauguração de exposições e trilhos pedestres, atuações e concertos, a apresentação do projeto Biokeepers e ainda workshops que proporcionaram a partilha de experiências para todas as idades. Este festival testemunhou uma ligação profunda entre a humanidade e a natureza, com uma variedade de atividades enriquecedoras e momentos culturais, realçando a importância de preservar a riqueza natural e cultural da ilha Graciosa.


 



themes

Notícias

10 de Dezembro, 2023
Newsletter: Graciosa, Reserva da Biosfera – 2ª Edição

Newsletter_2
20 de Novembro, 2023
Newsletter: Graciosa, Reserva da Biosfera – 1ª Edição

Newsletter_1
1 de Agosto, 2023
Biosfera em Conversa: André Espínola, Reserva da Biosfera da Ilha Graciosa

Biosfera em Conversa: André Espínola, Reserva da Biosfera da Ilha Graciosa